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Heráldica do Município5602
Informação Económico-Financeira e Patrimonial1642
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MAIA 2028 - Plano Estratégico9869
Discussão Pública9298
Repositório Editais e Regulamentos4834
Despachos do Presidente da Câmara Municipal4866
Índice de Transparência Municipal5989
Participação em reunião de Câmara5520
Documentos
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Reabilitação Urbana1404
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ARU Monte de Santa Cruz7707
ARU Expansão da Cidade47
ARU de Nogueira7675
ARU de Vila Nova da Telha3708
ARU Milheirós2713
ARU Central de Folgosa e S. Pedro Fins96
ARU de S. Pedro Fins3970
Perguntas Frequentes sobre a Reabilitação Urbana2363
Conceito de Obra de Reabilitação Urbana e Procedimentos2917
Projetos em curso
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Relações Internacionais e Cooperação6056
Protocolos5181
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Andrézieux-Boutheón, República Francesa8736
Castilla y León, Reino de Espanha1712
Jiangmen, República Popular da China8486
Mantes-la-Jolie, República Francesa1187
Mbombela, República da África do Sul6041
Nampula, República de Moçambique9790
Sal, República de Cabo Verde3153
São Nicolau, República de Cabo Verde7043
Sault Ste. Marie, Canadá
4141
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)8996
Notícias7514
Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento3554
Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular7186
União Europeia
270
Gestão Urbana2179
Regulamentos Municipais6483
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Contactos
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Estórias e Memórias213
Heráldica Municipal341
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Aeródromo do Porto (Aeroporto de Pedras Rubras, 1940-1945)6692
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Os Tamanqueiros e os Pauzeiros da Maia7002
Subsídios para o estudo da medicina popular nas Terras da Maia254
Gastronomia e Doçaria nas terras da Maia6470
A Maia e a Gastronomia8481
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A Matança do Porco8020
Brevíssima História da Maia1164
A Campa do Preto7121
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O Santo Lenho de Moreira3821
Canastras Florais3382
“ZMORK" para a Maia7409
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UIVO 11_Catálogo6958
Terra Maia986
Livro MAM_21
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Prof. Doutor Carlos Alberto Ferreira de Almeida3519
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Visconte de Barreiros8432
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Doutor António Cândido da Cruz Alvura6924
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António José Ferreira Carvalho3787
Rafael Carlos Pereira de Sousa9287
Amálio Maia6409
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Férias Ativas Jovens | Natal´215672
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Férias Ativas Jovens | Páscoa´189839
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Férias Ativas Jovens | Verão´171999
Férias Ativas Jovens | Páscoa´17
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Mula Ruça | 03.jun.238645
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“FLEUMA” | 22.out.225905
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“Estranho Conhecido” | 29.mai.223019
Concerto de António Sousa | 30.ago.199428
Recital de José Miguel Borges | 14.abr.191942
“O Coiso” | 30.jun.18
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Programa “CONHECES?”6692
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Verão´23 - 'Conheces?' Vila Nova de Gaia?1669
Páscoa´23 - 'Conheces?' a Galeria da Biodiversidade/Centro Ciência Viva e o Jardim Botânico do Porto?9479
Natal´22 - Conheces?' Perlim?9015
Verão´22 - 'Conheces?' a Casa do Alto?9539
Páscoa´22 - 'Conheces?' Viana do Castelo?1364
“CONHECES?” | Páscoa de 2018
7899
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Onde Estamos5097
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BaZe Oficina1384
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EHHUR - Eyes Hearts Hands Urban Revolution9763
SPARCS
Estudo CFD – Dinâmica Computacional de Fluídos
Resultados Estudo CFD
Considerar o conforto ambiental no planeamento urbano é a premissa para o estudo CFD. Este estudo, analítico e preditivo, da área escolhida para a implementação do Living Lab estudou os fluxos de vento ao longo dos diferentes edifícios que compõem o mosaico urbano da área.
A análise da implicação da velocidade do vento, dos coeficientes de convecção e a intensidade da radiação solar servirão para melhor eleger o local para a construção de edifícios, bem como do posicionamento de determinados objetos, disso exemplo, peças de mobiliário urbano.
Com os resultados retirados deste exercício, o município da Maia sairá com a capacidade técnica necessária para aprofundar a aplicação destas metodologias como base para melhor projetar edifícios, mais inteligentes, saudáveis e eficientes em termos energéticos e espaço público, garantindo maior conforto e adaptabilidade no contexto das alterações climáticas.
O estudo CFD serve-se de uma tecnologia que avalia o conforto de pedestres, com recurso a uma simulação dinâmica de fluídos, usando o método Lattice-Boltzmann. Esta é uma tarefa que engloba as seguintes atividades:
- Caracterização do local;
- Levantamento 3D (com recurso a drone);
- Análise computacional;
- Elaboração de relatório;
- Análise de resultados.
A análise do conforto de pedestres (avaliado para uma altura de 1,5 m em relação ao nível do terreno) é efetuada através de análise estática e de análise dinâmica
Análise Estática – Resultados
A aplicação desta análise leva-nos a concluir que a área central da cidade da Maia, em média, apresenta níveis de conforto adequados para atividades em que a pessoa pode permanecer sentada. Identificaram-se, contudo, algumas áreas, com um nível de conforto menor, mais compatível com a atividade “caminhada”, tal como pode ser observado na Figura.
Resultados da análise estática segundo o critério de Lawson (Extraído de Definição de critérios para simulações da ava-liação do conforto de pedestres – Maia)
Análise Dinâmica – Resultados
No caso da análise dinâmica, em que a simulação efetuada se assemelha à experiência muito similar a um túnel de vento, conclui-se que as maiores velocidades de ar se verificam junto dos edifícios da Câmara Municipal da Maia e que ocorrem para todas as direções do vento, principalmente para ventos do quadrante Este-Sudeste.
Para esta análise, os resultados foram apresentados sob a forma de vídeo, conforme é possível verificar nas imagens disponibilizadas.
Para visualizar o resultado do estudo clique aqui. |
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Pela análise dinâmica verificou-se que as maiores velocidades do ar junto dos edifícios da Câmara Municipal da Maia ocorrem para todas as direções do vento, principalmente para ventos Este-Sudeste.
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Para os ventos de Norte verificaram-se também velocidades elevadas no lado sul da Praça Dr. José Vieira de Carvalho, junto ao edifício da Torre do Lidador e à Rua Augusto Simões. |
Para visualizar o resultado do estudo clique aqui
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Os ventos de Sul provocam velocidades do vento elevadas em vários locais, tais como no lado norte do Parque central da Maia, junto ao edifício da Pizza Hut e na Tv. Padre António, junto à Rua Padre António. |
Quanto aos ventos Noroeste, verificou-se que tem a possibilidade de criar algumas velocidades elevadas na Rua Simão Bolívar. |
Estes resultados facilitam a análise de designs alternativos pois permitem perceber intuitivamente como funciona o fluxo de ar na estrutura urbana local. Este processo permite pensar em soluções que possam alterar o fluxo de ar quando o vento ocorre numa direção específica para reduzir a velocidade do vento numa área objetivo e assim aumentar o conforto dos pedestres.
Com vista a pensar na possibilidade de escalar este tipo de tecnologia aplicada, integrada nesta ação, o Município adquiriu um Drone, material assessório e software, integrando ainda a capacitação do corpo técnico para a utilização e manuseamento do drone, numa componente teórica e prática, em áreas distintas de atuação municipal, como sejam a cartografia e topografia, a proteção civil, o desporto e o turismo.